Projeto Talentos Cidadania comemorou 1 ano com evento especial no Teatro Vera Cruz

Para comemorar um ano das atividades do Projeto Talentos da Cidadania, no último dia 23/10, foi apresentado um evento especial no Teatro Vera Cruz. A noite contou com shows, live paint, exposição de grafite e de fotografia, roda de break, batalha de MC's, capoeira, apresentações de dança, poesia, discotecagem e muito mais. A comunidade e participantes do projeto celebrou os resultados do projeto, que teve ao todo 43 edições ao longo de 1 ano.

O Talentos Cidadania é itinerante e todo sábado direciona sua programação cultural para diferentes localidades de Uberaba. Promove, semanalmente, oficinas diversas que incluem hip-hop, música, dança de rua, grafite, discotecagem com DJ's, batalhas de rimas (principalmente com a Batalha no Calçadão), skate e basquete. De forma gratuita, o projeto incentiva o surgimento de novos talentos e o lazer de qualidade, principalmente para jovens da periferia. As atividades do projeto são resultado de uma parceria entre Fundação Cultural, Shopping Uberaba, Instituto Agronelli e Unimed Uberaba. O projeto recebeu o reconhecimento da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), com o troféu de bronze do Prêmio Newton Rique Sustentabilidade. O Talentos Cidadania também é finalista do prêmio internacional ICSC Latin America & Caribbean Shopping Center Awards, que reconhece a excelência no setor de shopping centers.

A coordenação do projeto fica por conta do Cairo Damasceno, o Toi. Além de ser arte educador, ele representa o hip-hop e a arte urbana na cidade. "É uma experiência pessoal muito boa ver a transformação acontecendo com a juventude das periferias. É uma vitória coletiva dessa galera, que só precisava de oportunidade para mostrar o talento que tem. Os pais ficam satisfeitos e têm confiança no projeto, sabem que é um lugar sadio".

Patrícia dos Reis Cruvinel, mãe do Matheus Cruvinel dos Santos, de 14 anos, participante do projeto desde o seu início. De acordo com Patrícia, o projeto mudou a vida do filho. "Melhorou muito a qualidade de vida do Matheus e os estudos também. Ele é comprometido, não gosta de faltar aos encontros e está criando mais responsabilidade a cada semana que passa", afirma.

Já Matheus, ou 'Faísca MC', apelido de batalha pelo qual é conhecido, conta que sempre quis fazer rima e planeja que essa atividade seja muito mais que um hobby no seu futuro. "Sempre via as batalhas no Youtube e hoje tenho o Talentos Cidadania me incentivando. Quero ser um grande MC de sucesso e tudo que aprendi até hoje é por causa do Toi e do projeto. Muitos professores me pedem para fazer meu rap e apresentar para escola quando tem evento", ressalta Faísca. O projeto terá sua continuidade em 2020, e com muitas novidades, diversificando as oficinas e ampliando para trabalho nas escolas públicas.

Veja imagens abaixo!

talentos capoeira

talentos dança

talentos-basquete

talentos prêmio

talentos arte e cultura