Instituto Agronelli destina aproximadamente 7 toneladas de resíduos eletrônicos

Resíduos Eletrônicos como computadores, Tvs que não tem mais utilidade, vindos de pessoas e também empresas de Uberaba movimentaram o Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social – IADES nesta manhã de quinta-feira (18), que deu a destinação correta para esses resíduos.

Cerca de 7.000 kilos de resíduos que poderiam seguir um caminho contrário, como por exemplo, terrenos baldios, calçadas e ruas da cidade foram levados para empresa, no interior de São Paulo, que é autorizada a trabalhar com esse material processando e destinando corretamente os resíduos contaminantes, além de certificar o Instituto pela destinação correta de todo material enviado. O Instituto contou com os colaboradores e a parceira COOPERU para o carregamento.

Instituto-agronelli-e-cooperu

A ação ocorrida nesta manhã do dia 18 vem sendo organizada há 10 meses aproximadamente, período correspondente a recepção, organização, desmontagem/separação dos materiais que contou com a colaboração de alunos voluntários da UFTM e FAZU nesse período. Os resíduos acumulados no IADES foram trazidos pela comunidade e também por empresas da cidade.

A importância do descarte correto é notória, pois os resíduos eletrônicos contêm metais pesados que se descartados incorretamente causam a contaminação do solo e do lençol freático. Além de serem prejudiciais à saúde humana.

O mercúrio, por exemplo, é um metal tóxico, cancerígeno, que provoca insônia, falha de memória, fraqueza muscular. O cádmio causa tosse, falta de ar e pode levar até a morte. O chumbo pode causar náuseas e confusão mental nas pessoas. Esses metais são encontrados especificamente nas placas eletrônicas.

Marizélia Gomes, técnica de projetos e coordenadora das ações ambientais do Instituto, ressalta a responsabilidade das pessoas em buscar os pontos de coleta para a destinação dos seus resíduos que não estão mais em uso. Para ela, essa destinação fecha o ciclo da responsabilidade e transparência da instituição, pois muitas empresa e pessoas confiam seus resíduos para esse fim, essa destinação contribui com a diminuição do impacto ambiental em nosso ambiente.

Ficou interessado e quer fazer a destinação correta dos seus resíduos eletrônicos inutilizáveis do seu empreendimento ou de sua residência?

Entre em contato com a equipe do Instituto Agronelli pelo telefone 3313-0770 e saiba como fazer.

Antes da destinação correta dos resíduos

Descarte-correto-televisores

Depois da destinação correta dos resíduos

Deposito-apos-reciclagem