Formação sobre autismo promove 3º encontro

Totalmente gratuito, o II Curso de Formação sobre Autismo 2019 realizará o 3º encontro no dia 29/04, no auditório Turmalina da UFTM.

A Formação teve sua primeira versão no ano passado como atividade do projeto Autista Artista promovido pelo Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social-IADES e financiado pelo programa Criança Esperança com verba da UNESCO. O projeto contou com a parceria da Associação de Apoio aos Autistas Laço Azul, da Uniube e da Universidade Federal do Triângulo Mineiro-UFTM que certificou o curso.

Devido ao grande número de interessados foi instituída dentro da UFTM a Liga Acadêmica de Autismo-LIAAU que passou a coordenar o curso. Neste ano a formação recebeu 400 inscrições. Os encontros estão acontecendo no auditório Turmalina, recém inaugurado da UFTM com capacidade para 500 pessoas. O curso de 80 horas será encerrado em dezembro com um Congresso Regional sobre Autismo. A previsão é que a formação aconteça anualmente.

Mariângela Camargos, coordenadora do IADES e membro da LIAAU destaca a importância da articulação de parcerias para o atendimento dos autistas de Uberaba e região. “O assunto autismo ainda está pouco explorado e a formação é o canal de disseminação da informação e momento de esclarecimento de dúvidas para profissionais, pais, educadores e todos que têm interesse pelo tema” diz.