Iades lança campanha para destinação correta de Lâmpadas Fluorescentes

O projeto Empresas Ligadas, do Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social (Iades), tem início neste mês de janeiro, com a primeira campanha de destinação correta de lâmpadas fluorescentes do ano de 2019. O projeto propõe a destinação correta de lâmpadas fluorescentes, que depois de perderem a utilidade, tornam-se nocivas à saúde e ao meio ambiente quando descartadas em lixo comum. A campanha destinou corretamente nos últimos oito anos 61.032 unidades por meio desse projeto.

A técnica em projetos ambientais do Iades, Marizélia Costa, explica que as lâmpadas contêm metais altamente tóxicos, como o mercúrio, com grande capacidade de se acumular nos organismos vivos ao longo da cadeia alimentar, e, o descarte incorreto pode contaminar lençóis freáticos, rios, lagos, e consequentemente toda a fauna e flora presente nesses locais.

Desde 2013, devidamente autorizado, o Iades iniciou o atendimento com a comunidade. Assim, a população também pode participar destinando corretamente as lâmpadas da casa, por exemplo.

Uma pesquisa indicou que os brasileiros consomem por ano uma média de 200 milhões de lâmpadas fluorescentes. Deste total, apenas 6% é descartado corretamente. As lâmpadas fluorescentes são as mais preocupantes por conterem gases argônio e neônio, que fazem mal para a saúde, podendo causar problemas respiratórios e outras doenças graves.

A coordenadora do Iades Mariângela Camargos explica que o projeto Empresas Ligadas foi estruturado para auxiliar e incentivar as empresas e a comunidade a vivenciarem a logística reversa e os cuidados com o meio ambiente previstos em lei. “Estamos ajudando a conscientizar a comunidade para prática continuada da destinação correta”, comenta.

Para saber mais sobre a campanha e fazer sua destinação de lâmpadas inutilizáveis, entre em contato com a equipe do Instituto Agronelli pelo telefone 3313-0770 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..