Projeto Autista Artista encerra atividades do ano com Roda de Conversa

O último encontro do Curso de Formação sobre Autismo foi uma roda de conversa que promoveu um balanço do conhecimento compartilhado durante o curso e de propostas para 2019.O Curso foi uma das atividades desenvolvidas pelo projeto “Autista Artista - Cultura e arte integrada como instrumento de inclusão social e cultural”, promovido pelo Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social-IADES e financiado em 2018 pelo programa Criança Esperança com verba da UNESCO.

Foram 12 encontros e 4 seminários, totalizando 60 horas, que abordaram temas como: “A Medicina Integrativa e seus benefícios para o autista”, “O desafio da inclusão - Experiências vivenciadas nos projetos Artismo e Autista Artista”, “Autonomia do autista”, “Adolescência e sexualidade no autista”, entre outros.

Além da Associação de Apoio aos Autistas Laço Azul a Formação teve a parceria da Universidade Federal do Triângulo Mineiro-UFTM que proporcionou a certificação do curso.

A coordenadora do Iades, Mariângela Camargos, acredita no potencial do projeto que deve crescer no próximo ano “O incentivo do programa Criança Esperança possibilitou o crescimento do projeto para além do previsto nas atividades programadas como a parceria com Instituições de Ensino Superior e a fundação da Liga Acadêmica de Autismo (LIAUU), pela UFTM”, comenta.

Lucieny Almohalha, professora da UFTM, foi uma das incentivadoras na formação da LIAUU e na destinação de estagiários de Terapia Ocupacional para o atendimento dos autistas. “A ideia é formar uma equipe multiprofissional de triagem específica para os autistas”, comenta ela.

A Liga ainda garantirá a continuidade da Formação que em 2019 deve iniciar em março com um Simpósio e terminar com um Congresso Regional sobre autismo, em dezembro.

O projeto - O Autista Artista promoveu a adequação do espaço, a compra de equipamentos, a execução de oficinas de arte-educação, circo, culinária, contração de histórias, teatro, atendendo 80 autistas de Uberaba e região e a Formação sobre Autismo voltada para pais, alunos e profissionais que atendem o autista.