Instituto Agronelli destina aproximadamente 3 toneladas de resíduos eletrônicos

No último dia 18, o Instituto Agronelli destinou cerca de 3.000 quilos de resíduos eletrônicos como, computadores, impressoras, Tvs, celulares que não tem mais utilidade, que poderiam seguir um caminho contrário, como por exemplo, terrenos baldios, calçadas e ruas da cidade, todos esses resíduos foram levados para a empresa Lorene em Betim, que é licenciada a receber esse material processando e destinando corretamente os resíduos contaminantes, além de certificar o Instituto pela destinação correta de todo material enviado.

A ação ocorrida vem sendo organizada há 8 meses aproximadamente, período correspondente a recepção, organização, desmontagem/separação dos materiais que contou com a colaboração de alunos voluntários da UFTM durante esse período. Os resíduos acumulados no IADES foram trazidos pela comunidade e por empresas da cidade.

A importância do descarte correto é notória, pois os resíduos eletrônicos contêm metais pesados que se descartados incorretamente causam a contaminação do solo e do lençol freático. Além de serem prejudiciais à saúde humana.

O mercúrio, por exemplo, é um metal tóxico, cancerígeno, que provoca insônia, falha de memória, fraqueza muscular. O cádmio causa tosse, falta de ar e pode levar até a morte. O chumbo pode causar náuseas e confusão mental nas pessoas. Esses metais são encontrados especificamente nas placas eletrônicas.

Deposito lixo eletrônico

Marizélia Costa, técnica de projetos e coordenadora das ações ambientais do Instituto, ressalta a responsabilidade das pessoas em realizar a destinação dos seus resíduos, que não estão mais em uso, de forma correta. Para ela, essa destinação fecha o ciclo da responsabilidade e transparência da instituição, pois muitas empresa e pessoas confiam seus resíduos para esse fim, essa destinação contribui com a diminuição do impacto ambiental em nosso ambiente.

O recebimento de resíduos eletrônicos está suspenso seguindo as orientações do Ministério da Saúde, em apoio no combate à disseminação do coronavírus(COVID-19), orientamos que acondicione seu resíduo eletrônico, não jogue em local impróprio e aguarde o retorno do recebimento.

Dúvidas e orientações entre em contato com a equipe do Instituto Agronelli pelo telefone 3313-0770.