Empresas uberabenses em parceria com o Instituto Agronelli descartam corretamente 10 mil lâmpadas

As entidades participantes da campanha “Empresas Ligadas”, promovida pelo Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social (IADES), destinaram corretamente 10.350 lâmpadas. O objetivo é ajudar os empreendimentos de Uberaba no descarte dos resíduos de forma que atenda a legislação pertinente. A ação realizada durante o mês de maio e junho é promovida desde 2010. Em edições anteriores a somatória foi de 61.032 unidades.

O Instituto Agronelli viabiliza uma parceria entre a empresa interessada em destinar os resíduos e a empresa coletora. Após o recolhimento nas sedes, os participantes recebem o certificado de destinação e as notas ficais. Nesta edição 19 organizações de diferentes segmentos efetuaram o descarte, por meio do projeto.

Novas empresas estão surgindo em Uberaba e o consumo de lâmpadas é inevitável. De informações do SINE / Sala Mineira do Empreendedor, 71 empresas formalizam-se em média por mês em Uberaba. Sendo que, 7.261 microempreendedores estão formalizados no município. Além disso, dados das últimas pesquisas feitas pela Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (JUCEMG), apontam a existência de cerca de 16.900 empreendimentos em Uberaba.

A ação “Empresas Ligadas” atua conscientizando os gestores destes locais no modo correto de descartar estes resíduos. As lâmpadas são divididas em vários grupos de acordo com a composição, sendo elas: fluorescentes, vapor de sódio, vapor de mercúrio, luz mista, dentre outras.

No entanto, as fluorescentes são as mais preocupantes por conterem gases argônio e neônio, que fazem mal para a saúde, podendo causar problemas respiratórios e outras doenças graves. De acordo com informações do site VG Resíduos, uma pesquisa divulgada pelo Estadão, apontou que os brasileiros consomem por ano uma média de 200 milhões de lâmpadas fluorescentes. Deste total, apenas 6% é descartado corretamente.

Participe

As empresas interessadas em participar de edições futuras do projeto podem entrar em contato através do telefone 3313-0770 ou encaminhar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. As formas de contato são as mesmas para pessoas físicas que tenham interesse em descartar corretamente lâmpadas inutilizáveis.