“Canecão da Sustentabilidade” faz com que empresas evitem o uso de descartáveis

Os colaboradores da Nelltech – Gestão de Tecnologia e do Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social (IADES) receberam canecas para serem utilizadas no ambiente de trabalho. O objetivo é reduzir o uso de copos descartáveis no escritório compartilhado entre as empresas. O “Canecão da Sustentabilidade” foi viabilizado pelo IADES em parceria com a Usina Hidrelétrica de Igarapava. A entrega dos objetos foi na última segunda-feira (9).

É preciso pensar no meio ambiente até na hora do cafézinho. Tendo em vista, que o tempo de decomposição de um copo descartável está entre 250 e 400 anos. Devido ao baixo custo de mercado, ele é o resíduo sólido urbano menos reciclado ao redor do planeta. Para se ter uma ideia um copo descartável comum pesa aproximadamente 4 gramas. Estima-se que para as cooperativas e empresas de reciclagem ganharem R$0,20 é necessário juntar 250 copos.

Diante disso, a técnica de desenvolvimento de projetos, Marizélia Gomes Costa ressalta a importância da iniciativa: “Esta é uma das ações que estamos trabalhando na sede do Instituto e da Nelltech para diminuição do uso de copos descartáveis. Nós percebemos que o uso estava muito alto e com o projeto cada um terá sua caneca individual”.

Marizélia explica que após a utilização do copo é preciso higieniza-lo antes de descarta-lo, para que ele possa então ser reciclado. “Então diminuindo o uso dos copos descartáveis, você também vai estar economizando recursos naturais”, opina.

De acordo com a técnica de desenvolvimento de projetos, a intenção é que a ação seja um projeto piloto e será apresentada para os outros departamentos do grupo Agronelli que ainda não têm a implantação da caneca, abracem a ideia.

Não para por aí

Outra ação que tem mobilizado os colaboradores é a gestão de resíduos no escritório, através da distinção de úmidos e secos (também classificados como resíduos orgânicos e recicláveis respectivamente). Quando descartados no mesmo recipiente, o lixo orgânico pode contaminar o reciclável e prejudicar o processo de reaproveitamento. A separação das lixeiras oportuniza que o lixo gerado no ambiente seja descartado de forma correta.

Participe também

A sede do IADES e da Nelltech é um ponto de coleta, são recebidos: resíduos comuns e eletrônicos, óleo de cozinha e remédios vencidos. Você pode levar o material separado em casa. O local fica na avenida Randolfo Borges Júnior, 1900 – Parque Tecnológico, com funcionamento das 8h às 12h e das 14h às 17h. É importante a higienização dos itens a serem entregues. Para mais informações ligue: (34) 3313-0770.