Desenvolvimento de autistas é proposta de oficinas artísticas do Instituto Agronelli

Promover a inclusão através da arte é o intuito das atividades do Projeto Autista Artista, iniciativa do Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social (IADES), que conta com o incentivo e apoio do Projeto Criança Esperança – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

O Projeto será desenvolvido semanalmente, de maio a dezembro de 2018, em parceria com a Associação de apoio ao autista “Laço Azul”. Serão desenvolvidas quatro oficinas voltadas para crianças e jovens autistas, sendo elas: “Arte circense”, “Arte terapia”, “Teatro e contação de história” e “Culinária”.

Os inscritos na oficina “Arte Circense” vão embarcar no mundo do circo. Um professor de circo ministrará as práticas de malabarismo, manipulação de objetos como argola, bolinhas, claves, diabolô, exercícios de equilíbrio, acrobacias de solo, bambolê, corda, tecido, entre outras. O intuito é ajudar os participantes no desenvolvimento do mecanismo de conhecimento corporal, equilíbrio, flexibilidade, superação de desafios e o fortalecimento de autoestima.

Já na oficina de “Arte terapia”, as atividades serão ministradas por uma Terapeuta Ocupacional (TO) e terão como foco auxiliar no desenvolvimento sensório/motor, fazendo-se utilização de diferentes materiais e metodologias lúdicas/artísticas, de acordo com os níveis de autismo de cada grupo e/ou criança atendida.

A atividade busca proporcionar o potencial sensorial dos participantes através de técnicas artísticas, tais como pintura, desenho, manipulação de argila, entre outros materiais e métodos. Toda a experiência visa explorar o olhar, a escuta, o toque, a fala, o mover-se e cheirar. O objetivo é ajudar na intensificação do contato do autista consigo e com o mundo, assim melhorando o nível de comunicação e expressividade.

A interação social e a comunicação também estarão sendo abordadas na oficina de “Teatro e contação de história”. O professor de teatro, responsável por esta oficina utilizará livros, jogos teatrais e brinquedos pedagógicos. Assim a flexibilidade de imaginação será potencializada através da criação de cenas, cantigas de roda e pinturas faciais. Além de tornar o ambiente e a quebra de rotina mais acessível e confortável aos participantes através de jogo cênico e construções de personagens.

Na cozinha, um acadêmico na área de nutrição apresentará a origem dos alimentos e as formas corretas de preparação. É a “oficina de culinária” que terá o objetivo de estimular a alimentação saudável e fortalecer o vínculo familiar, durante as oportunidades que elas terão de participar.

As inscrições serão recebidas até a próxima segunda-feira, 12/03. O local de entrega da inscrição é a sede do IADES, localizada na avenida Randolfo Borges Jr., 1.900, Univerdecidade, com atendimento das 8h às 11h e de 13h às 17h, de segunda à sexta-feira ou na sede da Associação de Apoio aos Autistas – Laço Azul localizada na avenida Guilherme Ferreira, nº 984, com atendimento das 8h às 12h e de 13 às 18h.

Somente serão aceitas as fichas de inscrições devidamente preenchidas, assinadas e entregues em mãos. Antes de ir até o local, certifique-se se o responsável pelo recebimento está presente, através do telefone (34) 3313 - 0770 (Iades) ou (34) 3311 - 4800 (Laço Azul).