Festival Amigos da Cultura acontece no Vera Cruz

O 1° Festival Amigos da Cultura acontece hoje, (14), às 19h30, no Teatro Vera Cruz. Crianças, jovens e adultos de 10 instituições de Uberaba apresentarão danças afro-brasileiras, teatro de percussão, danças em cadeiras de roda, apresentações musicais, capoeira, entre outras atrações. A atração é gratuita com a classificação livre.

O evento é a culminância dos projetos “Na Raiz da Cultura” e “Protagonizando em Rede Cultural” realizados no decorrer do ano, apoiado pelo Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social (IADES) com aporte financeiro do Imposto de Renda da Agronelli, por meio da Lei Rouanet.

Os projetos atendem uma média de 400 jovens e adultos em atividades de arte e cultura beneficiando as instituições: ADEFU, Casa do Adolescente de Guadalupe, Casa do Menino, Escola Estadual Antônio Leandro de Vito, Escola estadual Dr. José Mendonça, Escola Estadual Geraldino Rodrigues da Cunha, Escola municipal Prof. José Macciotti, Irmãs Ursulinas, Legião da Boa Vontade- LBV-Uberaba. O projeto “Protagonizando em Rede Cultural” já está no seu quarto ano de execução. Já o “Na Raiz da Cultura” teve início neste ano.

A técnica em projetos Danúzia Brandão destaca a importância da destinação de empresas para a viabilizar projetos, através da renúncia fiscal. “O Protagonizando em Rede Cultural só acontece de maneira continuada há quatro anos devido à uma empresa ter acreditado nesse mecanismo legal do incentivo fiscal”, diz Brandão.

A coordenadora do IADES e especialista em direito tributário Mariângela Camargos, afirma que é necessário que a empresa esteja aberta à proposta da destinação e alinhada com seu contador para que os depósitos aconteçam dentro dos prazos legais de cada lei de incentivo, destinados à projetos ou fundos aprovados pelos órgãos responsáveis. Um quesito necessário para a empresa é ser tributada pelo lucro real.

Os projetos “Na Raiz da Cultura” e Protagonizando em Rede Cultural continuam abertos para receberem recursos das empresas ainda neste ano, para darem continuidade aos atendimentos em 2018.