O projeto “Bibliotecando: Re-lendo o mundo” surgiu em 2011 fruto da parceria do Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social-Iades com a professora Danúzia Brandão. Apaixonada pela literatura clássica brasileira e voluntária no Iades, a professora começou a compartilhar com a equipe do Instituto o seu saber e a sua experiência com projetos de leitura voltados para adolescentes com dificuldades com a leitura, escrita e interpretação textual.

Foi com o apoio da Danúzia e de alguns outros voluntários que a equipe do Instituto Agronelli conseguiu organizar o acervo de livros doados pela comunidade e montar a Biblioteca Clarice Lispector, anexa ao Instituto Agronelli. Também foi nessa época, que surgiu a oportunidade de inscrever e aprovar o Projeto Bibliotecando num edital de financiamento de projetos pilotos na área de educação. A proposta foi aplicada pela professora em parceria com o Instituto Agronelli na cidade de Uberaba e região.

Com uma metodologia diferenciada o projeto só fez crescer, ano a ano, conquistando novos parceiros e investidores sociais e culturais. Em 2011, recebeu o apoio do Instituto HSBC de Solidariedade e atendeu a 100 adolescentes. Em 2012, além da continuidade do apoio do Instituto HSBC, também recebeu o apoio do projeto Criança Esperança, o que propiciou a ampliação das ações e contemplou a participação direta de mais de 350 adolescentes. Em 2013, o projeto foi incentivado pela Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, e atendeu a 500 adolescentes. Em três anos de projeto, foram produzidos três livros com releituras 10 obras da Literatura Clássica Brasileira, envolvendo de 15 escolas públicas de Uberaba e região.

Com o projeto crescendo, cada vez mais, a parceria da Biblioteca do Instituto Agronelli com o Projeto Bibliotecando só se fortalece, o que possibilita a continuidade dos empréstimos de livros para toda a comunidade e também o incentivo e promoção da leitura e formação de novos leitores.

Conheça mais sobre as ações desenvolvidas no blog do Instituto Agronelli e no site do projeto.